Os caretas de Praia do Forte são um exemplo vivo de preservação da cultura. E de acordo com a lenda, os Caretas vêm do tempo da escravidão, quando durante o Carnaval, os senhores permitiam que os escravos se manifestassem culturalmente. Era uma forma de cultuarem seus deuses e divindades.
Essa tradição foi passada de pai para filho e se mantém até hoje. Os Caretas também contam com apoiadores locais e membros da comunidade que ajudam a organizar oficinas e apresentações, principalmente com as crianças. Para os Caretas, a festa começa com o ritual de preparação. Eles se cobrem com um tecido preto e muitas folhagens. Nos pés, um sino e na cabeça uma máscara que remete a um animal. A produção demora em torno de 1 hora. Nas ruas, eles "aterrorizam" os foliões que se encantam com tanta originalidade. A curiosa "fantasia" invade a vila e paralisa todos os olhares. Os Caretas desfilam no carnaval quase todos os dias.
Os careteiros ensinam a fazer os moldes, a forma, a expressão do Careta. Contam, recontam e revivem as histórias de seus tempos de meninos. As crianças mergulham no universo de seus antepassados e aprendem com eles a valorizar e fortalecer sua comunidade.
*Os caretas circulam na vila até as 18h00min. Essa é uma manifestação cultural, por isso, não se deve dar dinheiro aos Caretas.